Voltar às notícias
Acontece

Grêmio joga mel, perde em São Januário, e Renato reclama

Por arenagreadmin

Time não vai bem, mostrando-se apático, e treinador “dá o papo”.

O jogo valia muito, pois poderia representar uma consolidação no G-4, mas o Imortal não fez um bom jogo. Na verdade, foi uma noite que faltou tudo pelo Grêmio, enquanto o Vasco jogou o jogo da vida nessa partida.

Renato Portaluppi armou a equipe em um 4-4-2, com um time misto, e tentou jogar em duas frentes. Como a equipe está na semifinal da Copa do Brasil, talvez o técnico tentou segurar alguns jogadores que não puderam atuar.

O Vasco conseguiu vencer novamente depois de quatro partidas e conseguiu sair da lanterna do Brasileirão. Diante do tricolor, na tarde deste domingo, em São Januário, a equipe do treinador Ramón Díaz venceu pela terceira vez na competição.

O estreante Vegetti entrou na segunda etapa e conseguiu garantir os três pontos depois de cruzamento de Gabriel Pec. Como o América Mineiro perdeu do Bahia por 3 a 1, o time de Cruz Malta conseguiu reagir.

Com o resultado, o Vasco chegou a 12 pontos, deixou a lanterna e tenta reagir na competição. Pelo lado que importa, o Imortal perdeu uma posição, caiu para a quinta posição, e está estacionado nos 30 pontos.

Para a partida contra o Vasco da Gama, Renato Portaluppi mandou a campo: Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Uvini, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Carballo, Bitello, Nathan e Ferreira; Luis Suárez.

Primeira etapa: jogo equilibrado, Grêmio perdendo chances, e Vasco tentando criar

O jogo começou morno, cheio de equilíbrio e as equipes se estudando, mantendo o respeito e pouco produzindo. O Vasco da Gama conseguiu chegar com Pec aos sete minutos, porém foi apenas um susto e nada rolou.

A resposta do Imortal só apareceu aos 11 minutos, quando Suárez foi acionado por Bitello na entrada da área e bateu de primeira no canto. Entretanto, Léo Jardim espalmou, deixando o grito de “gol” preso na garganta.

O Grêmio continuou crescendo e começou a rondar a área do Vasco, no entanto faltava caprichar mais na criação de jogadas. Ferreirinha, aos 17, conseguiu driblar dois jogadores do Grêmio na área, contudo demorou para chutar e o jogador vascaíno conseguiu travar.

Cinco minutinhos depois, o ponta recebeu passe novamente e ficou frente a frente com o goleiro, mas bateu mal e perdeu a melhor chance para o Grêmio, que acabou fazendo muita diferença no restante de toda a partida. Todavia, o Vasco não estava morto e criaria uma chance muito em breve.

Aos 41, Grando errou ao sair do gol, Zé Gabriel chutou e a bola desviou em Carballo, porém não entrou, e tirou tinta da trave. Luis Suárez ainda teve tempo de arriscar de longe, mas Léo espalmou e nada mais aconteceu.

Segunda etapa: Vasco reage e domina a segunda etapa

O Vasco voltou disposto a buscar o resultado e toda essa convicção fez diferença dentro de dois minutos. Gabriel Pec ficou cara a cara com Grando, mas João Pedro apareceu e conseguiu travar na hora do arremate.

A equipe de Ramón Diaz dominou o meio-campo do tricolor, passou a mandar no jogo e conseguiu criar chances. Pelo lado gremista, faltava jogar melhor e se esforçar mais, como o Vasco fazia ao vencer as suas limitações.

Aos 25 minutos, Miranda teve uma oportunidade de cabeça, e acabou mandando para fora. Alguns minutos depois, Vegetti foi capaz de invadir a área e exigir um milagre do goleiro do Grêmio, que fez uma defesaça.

Aos 29 minutos, o goleiro gremista apareceu outra vez, em um desvio de Uvini, e por pouco o gol contra não aconteceu. 4 minutos depois, Piton bateu uma falta e assustou o Imortal, mas o gol ainda não saiu.

O gol era questão de tempo e acabou saindo alguns minutos depois, com o estreante Vegetti. Paulinho arrancou, Pet cruzou e o “atacante argentino” deu uma cabeçada para abrir o marcador para o Grêmio.

O Tricolor tentou continuar com a imposição nos últimos minutos e criou duas oportunidades no fim da partida. Gustavinho desperdiçou uma chance, enquanto Suárez perdeu outro gol, ambos de etro da área, porém o gol não saiu.

A vitória veio para o Vasco, porque a equipe aproveitou a chance que teve e soube se salvar como deu. Por outro lado, o Grêmio não conseguiu fazer os gols e pagou caro por isso, sendo derrotado.

Renato Portaluppi dá o recado

O Grêmio não fez uma boa partida, foi dominado, perdeu chances e viu o Vasco aproveitar a chance que teve. Renato Portaluppi falou após a partida, inclusive a tônica da sua entrevista coletiva foi justamente sobre o jogo.

Em uma das respostas o técnico falou: - “Sempre falo pra eles que estão em um clube como o Grêmio e tem tudo do bom e do melhor, em todos sentidos, com salários em dias. O que eu cobro, e por isso que estou chateado, é a entrega dentro do campo, que tem que ser durante os 90 minutos, até porque são pagos para isso.”

Renato não parou por aí, foi além e cobrou os seus jogadores sobre algo importante: - “Milhões de jogadores gostariam de estar no lugar deles. Então tem que aproveitar a oportunidade. Mas meu grupo deu uma inchada e a fila anda. Anda lá fora e anda aqui dentro. Comigo a fila vai andar. As oportunidades estão sendo dadas. Se não aproveitou, dá licença que o companheiro dele vai ter oportunidade também”.

Uma das melhores respostas do treinador foi a seguinte: - “ Perdemos um jogo que não poderia perder, porque temos que pensar grande e pensar grande é estar lá em cima. Com todo respeito ao Vasco, mas deveríamos aproveitar melhor a posição deles na tabela e a parte psicológica, mas infelizmente não aconteceu”.

O treinador gremista “deu o papo” e mostrou a torcida o óbvio: os jogadores devem aproveitar melhor as chances que têm. Afinal, quantos outros não querem estar ali? Muitos! Então, é fundamental que os atletas se atentem a isso e comecem a render mais o quanto antes.